Search

Kwanzaa festa africana criada para fortalecer a identidade afro

Celebração foi criada nos Estados Unidos na década de 60

Kwanzaa é uma celebração anual que ocorre entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro, com o objetivo de honrar as tradições e valores africanos. Essa festividade foi criada em 1966 pelo professor Maulana Karenga, nos Estados Unidos, como uma forma de fortalecer a identidade e a união da comunidade afro-americana. Além de fortalecer os laços com a cultura africana, Maulana criou a festa por não concordar com o incentivo consumista do natal.

A palavra “Kwanzaa” tem origem no idioma suaíli e significa “primeiros frutos”. Essa denominação faz referência à colheita, que é um momento de gratidão e celebração nas culturas africanas. Durante os sete dias de Kwanzaa, são destacados sete princípios fundamentais, conhecidos como Nguzo Saba, que representam valores como unidade, autodeterminação, responsabilidade coletiva, cooperação, propósito, criatividade e fé.

Kwanzaa, o 'natal africano' que celebra a união e valorização dos  afrodescendentes - Mundo NegroA celebração do Kwanzaa envolve diversos rituais e atividades. Um dos principais elementos é a Kinara, uma espécie de candelabro com sete velas, cada uma representando um dos princípios do Nguzo Saba. A cada dia, uma vela é acesa, e são feitas reflexões e discussões sobre o princípio correspondente.

Além disso, durante o Kwanzaa, é comum a troca de presentes, que devem ser feitos à mão e ter um significado especial. Também são realizadas apresentações de danças, músicas e teatros, que resgatam as tradições e a cultura africana. A culinária desempenha um papel importante nessa celebração, com pratos típicos sendo preparados e compartilhados entre os participantes.

O Kwanzaa é uma festividade que busca promover a valorização da cultura africana e a união da comunidade afro-americana. É um momento de reflexão sobre a história e as lutas enfrentadas pelos afro descendentes, além de ser uma oportunidade para fortalecer os laços familiares e comunitários. A data é celebrada nos Estados Unidos e em alguns estados do Brasil.

 

Dica ao leitor: Assista ao episódio “Todo Mundo Odeia o Kwanzaa”, da série Todo Mundo Odeia o Chris. Assista em: https://youtu.be/38bL02Areio?si=FTk9FpiUBp6tY86M

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Zumbi e agência Africa iniciam parceria

Escola Africa promoverá 12 encontros presenciais com mentoria para alunos do curso de Publicidade e Propaganda

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Escritora participa do Festival Literário Internacional de Paracatu

Evento celebra chegada da coleção completa dos Cadernos Negros à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

No dia 11 de setembro, às 18h30, será realizado no Auditório István Jancsó, do Espaço Brasiliana, o evento “Cadernos Negros na BBM”

Festival Sons da Rua 2024 anuncia novas atrações: Tasha e Tracie + Kyan e Gregory, em show exclusivo, e Major RD (feat LEALL)

Um dos grandes festivais de hip hop acontece no dia 26 de outubro, na cidade de São Paulo. 

Ipea: apenas 52% das mulheres negras estão no mercado de trabalho

As mulheres são a maioria da população brasileira, e as negras são 28%

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil

Para Ashwini K.P., medidas para combater problema são insuficientes

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato