Search

Zumbi e parceiros lançam a 7ª Virada da Consciência 2024 em São Paulo

Agora é para valer!

Agora é para valer! A 7ª Virada da Consciência 2024 foi lançada oficialmente na quarta-feira, dia 6 de novembro, durante um agradável brunch, com a presença de ilustres convidados no Rooftop do Bradesco, na zona sul da capital paulista. No ano em que o feriado de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) será comemorado pela primeira vez em todo o território nacional, a 7ª edição do evento acontecerá de 16 a 20 de novembro na cidade de São Paulo.

Neste ano, a Virada presta homenagem ao líder Zumbi dos Palmares e aos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares. Durante cinco dias serão oferecidas diversas ações culturais, educacionais, esportivas, de lazer e entretenimento para todas as idades. Entre os eventos estão o Troféu Raça Negra, a FlinkSampa – Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, a Corrida e Caminhada da Consciência, entre outros. O projeto é realizado pela instituição de ensino e também com o apoio de muitos parceiros.

A abertura do evento contou com a agradável apresentação de Thobias da Vai-Vai interpretando à capela o clássico Kizomba, Festa da Raça, de autoria do compositor e cantor Martinho da Vila. Neste clima festivo, José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e idealizador da Virada da Consciência, deu às boas-vindas aos convidados e à imprensa e comentou sobre a importância de um evento como a Virada da Consciência.

Thobias da Vai-Vai

“Essa manhã é a construção de um novo paradigma. Empresas, instituições, pessoas, enfim, todos nós nos encontramos. Isso aqui faz parte de uma trajetória de tantos anos de uma vida, para afirmar aquilo que nós sempre tivemos como convicção, que nós poderíamos construir uma cidade, um estado, um país melhor daquele que nós herdamos dentro dessa agenda. Aqui ninguém nasceu racista, ninguém nasceu discriminando. E se aprendeu a ser, a gente vai trabalhar demais para que todos sejam ensinados a respeitar uns aos outros”, ressaltou José Vicente em sua fala de abertura no lançamento da Virada.

José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares

Na sequência, a mestre de cerimônia Nathalia Monteiro passou a palavra aos convidados que estavam ao lado de José Vicente no palco. Eram elas e eles: Silvana Machado, Diretora Executiva de RH e Sustentabilidade do Bradesco; Bruno Lopes, Secretário em exercício da Secretaria Municipal de Educação; Regina Celia S. Santana, Secretária Municipal de Cultura de SP e Claudionor Alves, Diretor de Equidade Racial e Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil.

Regina Celia S. Santana, Silvana Machado, José Vicente, Bruno Lopes e Claudionor Alves
Regina Celia S. Santana, Silvana Machado, José Vicente, Bruno Lopes e Claudionor Alves

Em seguida, Nathalia Monteiro solicitou a presença de Francisca Rodrigues, Presidente da Virada da Consciência, que agradeceu aos mais de 50 parceiros institucionais que colaboram para que a Virada da Consciência exista e seja um sucesso. Francisca convidou todos os presentes para assistir aos vídeos ganhadores do Festival Afro Minuto 2023 feitos por estudantes das escolas públicas de São Paulo. Após a exibição dos trabalhos emocionantes das crianças e adolescentes, que prestaram homenagem à jornalista Glória Maria, a Presidente da Virada apresentou os curadores e curadoras do evento: Guiomar de Grammont, curadora da FLINK SAMPA e Congresso de Educação Antirracista; Claudia Alexandre, curadora do Congresso do Samba; Raphael Vicente, diretor-geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e Eduardo Acaiabe, diretor do Troféu Raça Negra.

Francisca Rodrigues

Cada um falou um pouco da programação da Virada da Consciência 2024 e convidou a todas e todos a participar. Confira toda a programação da Virada da Consciência 2024 no site    https://viradadaconsciencia.com.br  e venha você também participar conosco desta grande celebração!

Crédito das fotos: S.R. Foto e Vídeo

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato