Search

A mão do racismo

Marca de produtos de limpeza Ypê é duramente acusada de racismo nas redes sociais por causa de escultura utilizada em Salvador

Os internautas estão atentos e não deixam nada passar sem menção. Um dos assuntos mais comentados da semana em todas as redes foi a escultura de uma mão gigante. Trata-se de uma grande escultura de uma mão segurando um frasco do limpador multiuso comercializado pela empresa Ypê.

Segundo a Ypê, a ecultura é do personagem “Mãozinha” que faz alusão ao famoso filme A Família Addams, da década de 1990. Mas, acontece que as pessoas que passaram pela Avenida Oceânica, uma das áreas nobres de Salvador, na Bahia, avaliaram que a cor da mão aparentava ser negra. Os internautas rapidamente acusaram tratar-se de racismo, pois é algo que reforça o estereótipo construído socialmente de que as pessoas negras têm um papel profissional determinado.

Um ponto relevante é que na tevê, em comerciais publicitários ou no próprio filme, a mão que aparece é branca. Bárbara Carine, professora universitária, escritora, uma das principais lideranças na Bahia contra o racismo, criticou severamente obra. “É a mão visível do racismo. Obviamente não seria a mão da dondoca branca a segurar o produto”, disse em suas redes sociais.

Em matéria do jornal Folha de S. Paulo consta a informação de que as críticas fizeram efeito: a prefeitura de Salvador retirou a estátua. No entanto em nota, a Química Amparo, reponsável pela marca Ypê afirma que a ação, que foi realizada também em São Paulo e Campinas, tinha encerrado o período de exposição em Salvador.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Zumbi e agência Africa iniciam parceria

Escola Africa promoverá 12 encontros presenciais com mentoria para alunos do curso de Publicidade e Propaganda

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Escritora participa do Festival Literário Internacional de Paracatu

Evento celebra chegada da coleção completa dos Cadernos Negros à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

No dia 11 de setembro, às 18h30, será realizado no Auditório István Jancsó, do Espaço Brasiliana, o evento “Cadernos Negros na BBM”

Festival Sons da Rua 2024 anuncia novas atrações: Tasha e Tracie + Kyan e Gregory, em show exclusivo, e Major RD (feat LEALL)

Um dos grandes festivais de hip hop acontece no dia 26 de outubro, na cidade de São Paulo. 

Ipea: apenas 52% das mulheres negras estão no mercado de trabalho

As mulheres são a maioria da população brasileira, e as negras são 28%

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil

Para Ashwini K.P., medidas para combater problema são insuficientes

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato