Search

A mão do racismo

Marca de produtos de limpeza Ypê é duramente acusada de racismo nas redes sociais por causa de escultura utilizada em Salvador

Os internautas estão atentos e não deixam nada passar sem menção. Um dos assuntos mais comentados da semana em todas as redes foi a escultura de uma mão gigante. Trata-se de uma grande escultura de uma mão segurando um frasco do limpador multiuso comercializado pela empresa Ypê.

Segundo a Ypê, a ecultura é do personagem “Mãozinha” que faz alusão ao famoso filme A Família Addams, da década de 1990. Mas, acontece que as pessoas que passaram pela Avenida Oceânica, uma das áreas nobres de Salvador, na Bahia, avaliaram que a cor da mão aparentava ser negra. Os internautas rapidamente acusaram tratar-se de racismo, pois é algo que reforça o estereótipo construído socialmente de que as pessoas negras têm um papel profissional determinado.

Um ponto relevante é que na tevê, em comerciais publicitários ou no próprio filme, a mão que aparece é branca. Bárbara Carine, professora universitária, escritora, uma das principais lideranças na Bahia contra o racismo, criticou severamente obra. “É a mão visível do racismo. Obviamente não seria a mão da dondoca branca a segurar o produto”, disse em suas redes sociais.

Em matéria do jornal Folha de S. Paulo consta a informação de que as críticas fizeram efeito: a prefeitura de Salvador retirou a estátua. No entanto em nota, a Química Amparo, reponsável pela marca Ypê afirma que a ação, que foi realizada também em São Paulo e Campinas, tinha encerrado o período de exposição em Salvador.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato