Search

A surpreendente posse de Zanin

O ex-advogado do presidente Lula chega ovacionado ao STF e após impressionantes idas e vindas no cenário político. O fato de ele assumir uma das cadeiras como ministro é mais um símbolo da volta do Brasil à normalidade

Por Fernando Lavieri

A posse do jurista Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal de Federal na quinta-feira 3 pode ser compreendida como um dos fatos mais inesperados da história do Brasil. Quem poderia sonhar que depois de tudo que houve no País, as diversas idas e vindas no cenário político, no período que concerne o golpe na presidenta Dilma Rousseff e a eleição do presidente Lula no ano passado, Zanin e, também, Lula chegariam a esse momento de maneira tão vitoriosa em relação a seus detratores? Zanin liderou a resistência jurídica contra a prisão de Lula e teve fortes embates com o senador Sergio Moro, que na época era o juiz da Operação Lava Jato. Zanin assumiu a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou.

O ministro Cristiano Zanin é próximo a agenda antirracista da Universidade Zumbi dos Palmares e tem fina relação com José Vicente, reitor da instituição de ensino. O magistrado fez questão de ter a presença do reitor em sua cerimônia de posse. “Zanin é a imagem do que deve ser um jurista. Ele conhece muito bem os instrumentos jurídicos e pode assim promover Justiça em toda a sua dimensão”, pontuou o reitor durante o evento.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato