Search

Anvisa dos EUA aprova novo tratamento contra anemia falciforme

Doença hereditária atinge predominantemente pessoas negras

 

Para as pessoas que tem anemia falciforme, doença sanguínea hereditária que causa alteração dos glóbulos vermelhos, o que impede a captação de oxigênio e nutrientes de forma correta, agora surge uma grata esperança. A Food and Drug Administration (FDA), a agência governamental dos Estados Unidos que controla alimentos e medicamentos no país, autorizou a utilização de tratamento genético contra a patologia.

A terapia aprovada modifica o DNA das células-tronco do enfermo e, assim, o organismo passa a produzir glóbulos vermelhos saudáveis. A cientistas Emmanuelle Charpentier, francesa, de 55 anos de idade, e Jannifer Doudna que tem 59 anos, estadunidense, são as responsáveis pela concepção da técnica. Elas ganharam o Prêmio Nobel de Química em 2020, pelo invento.

Somente nos EUA a anemia falciforme afeta cem mil pessoas. No Brasil foram registrados 3,78 casos a cada dez mil bebês nascidos vivos, entre os anos de 2014 e 2020. Em adultos, a doença atinge entre sessenta e cem mil pessoas. O problema ocorre majoritariamente entre gente negra: segundo o Ministério da Saúde (MS), cerca de 8% desse grupo foi diagnosticado com a anemia falciforme. A notícia é boa, mas há um longo caminho até que a terapia se torne acessível.

 

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato