A Universidade Zumbi dos Palmares anunciou na tarde de hoje (13/11) os vencedores do 8º Festival Afrominuto que, nesta edição, homenageou a jornalista Gloria Maria. O evento, parte do calendário escolar, integra a programação da 6ª Virada da Consciência, projeto da instituição de ensino superior, que será realizada até 20 de novembro. A escolha dos vídeos foi feita pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da universidade.
Os ganhadores desse ano, que serão premiados no dia 17 no campus da Universidade
O video vencedor da categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais foi o da E.E. Prof. Nair de Almeida, de Mogi Mirim, com a participação dos alunos Cristhian Ramalho Coppde, Larissa Vitória Souza Zordan, Lorena Santos de Morais e a professora Valeria Patricia Rossini Barbosa.
A EMEF Campo Limpo III – Luiza Rosária de Oliveira Dias foi a escola vencedora na categoria Ensino Fundamental Anos Finais. Integraram o projeto os alunos Beatriz Real de Oliveira Silva, Ludymilla Cruz de Oliveira e Maria Eduarda Almeida Silva, com a coordenação da professora Joelma Rodrigues Mesquita.
Do Ensino Médio, os vencedores são do SESI Tatuí 024 – Andrew Ryuji Kimura Gutiama, Kierann Kenji Gutiama, Sâmela Cristina Fogaça – com o professor Roque Ventura Jr.
A estudante Marlene Aparecida de Paula e a professora Maria Eliana Costa de Oliveira foram as ganhadoras pelo CEEJA Avaré na categoria Educação de Jovens e Adultos).
Todos os videos podem ser assistidos aqui!
Sobre o Festival
Parte do calendário escolar paulista, o Festival Afrominuto chega à 8ª edição com a missão de aprofundar a questão do protagonismo negro, excluir as desigualdades raciais ainda existentes, combater a discriminação de maneira participativa e valorizar a contribuição dos afrodescendentes na sociedade brasileira.
A ideia é incentivar os estudantes de mais de cinco mil escolas do Estado de São Paulo, das Secretarias Municipais de Educação de São Paulo e São Bernardo do Campo, SESI, Campus de Birigui do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo a pesquisar e promover o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira por meio de produções audiovisuais de um minuto, a serem feitas com a colaboração de seus professores.