Search

Conheça os vencedores do 8º Festival Afrominuto em homenagem à jornalista Gloria Maria

Alunas de Cidade Tiradentes e Campo Limpo, da Capital e das cidades de Avaré, Mogi Mirim e Tatui vencem o Afrominuto 2023

A Universidade Zumbi dos Palmares anunciou na tarde de hoje (13/11) os vencedores do 8º Festival Afrominuto que, nesta edição, homenageou a jornalista Gloria Maria. O evento, parte do calendário escolar, integra a programação da 6ª Virada da Consciência, projeto da instituição de ensino superior, que será realizada até 20 de novembro. A escolha dos vídeos foi feita pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da universidade.

Os ganhadores desse ano, que serão premiados no dia 17 no campus da Universidade

O video vencedor da categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais foi o da E.E. Prof. Nair de Almeida, de Mogi Mirim, com a participação dos alunos Cristhian Ramalho Coppde, Larissa Vitória Souza Zordan, Lorena Santos de Morais e a professora Valeria Patricia Rossini Barbosa.

A EMEF Campo Limpo III – Luiza Rosária de Oliveira Dias foi a escola vencedora na categoria Ensino Fundamental Anos Finais. Integraram o projeto os alunos Beatriz Real de Oliveira Silva, Ludymilla Cruz de Oliveira e Maria Eduarda Almeida Silva, com a coordenação da professora Joelma Rodrigues Mesquita.

Do Ensino Médio, os vencedores são do SESI Tatuí 024 – Andrew Ryuji Kimura Gutiama, Kierann Kenji Gutiama, Sâmela Cristina Fogaça – com o professor Roque Ventura Jr.

 

A estudante Marlene Aparecida de Paula e a professora Maria Eliana Costa de Oliveira foram as ganhadoras pelo CEEJA Avaré na categoria Educação de Jovens e Adultos).

Todos os videos podem ser assistidos aqui!

 

Sobre o Festival

Parte do calendário escolar paulista, o Festival Afrominuto chega à 8ª edição com a missão de aprofundar a questão do protagonismo negro, excluir as desigualdades raciais ainda existentes, combater a discriminação de maneira participativa e valorizar a contribuição dos afrodescendentes na sociedade brasileira.

A ideia é incentivar os estudantes de mais de cinco mil escolas do Estado de São Paulo, das Secretarias Municipais de Educação de São Paulo e São Bernardo do Campo, SESI, Campus de Birigui do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo a pesquisar e promover o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira por meio de produções audiovisuais de um minuto, a serem feitas com a colaboração de seus professores.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato