A pele negra tem como característica a total pigmentação através da melanina, essa alta pigmentação traz a falsa sensação de que esse tipo de pele não precisa de cuidados ou proteção. A Dra. Katleen Conceição, dermatologista e especialista em peles negras, conhecida por atender famosos, explica nas redes sociais dela dicas e cuidados específicos para a pele negra.
Perguntada sobre o mito de que pessoas pretas não precisam utilizar o protetor solar ela conta que ao contrário, a pele negra precisa de proteção solar todos os dias até mesmo dentro de casa, de três em três horas, para evitar o fotoenvelhecimento e o melanoma (tipo de câncer de pele).
A dermatologista conta ainda que a pele negra tem mais chances de criar manchas e por isso uma boa rotina de skincare e acompanhamento de um profissional é sempre importante.
Confira o passo a passo para cuidar da pele negra:
- Limpeza
A pele do rosto de pessoas negras costuma ser mais oleosa dada ao maior nível de glândulas sebáceas.
O primeiro passo é utilizar um gel de limpeza profunda que desobstrua os poros. Produtos com ativos de ácido salicílico, por exemplo, são uma ótima opção, pois são anti-inflamatórios e cicatrizantes.
- Hidratação
Lembre-se sempre que a pele negra precisa ser hidratada para evitar a produção de óleo. Opte por hidratantes leves ou fórmulas em gel. Combine a hidratação com ácidos como niacinamida e vitamina C que uniformizam a pele.
- Proteção Solar
Por fim, utilize protetor solar com o nível de proteção adequado, existem fórmulas leves e de toque seco.
Vale ainda lembrar que o cuidado com a pele negra vai além das rotinas e dos produtos utilizados, por isso cuide sempre de sua alimentação, faça atividades físicas em horários adequados e beba muita água.