Search

30 de abril – Dia Internacional do Jazz, som que honra a ancestralidade negra

A data, instituída pela Unesco, homenageia o músico Herbie Hancock

Foi ao som do jazz que Aretha Franklin e tantos outros negros e negras pediram respeito.  30 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Jazz. É uma data instituída pela Unesco há dez anos, em homenagem a outro grande nome da música negra, o pianista e embaixador da boa vontade Herbie Hancock.

O nosso colega Sidney Ferreira, apresentador do programa “Jazz Livre”, da Rádio MEC FM, comentou que o jazz surgiu exatamente para honrar a ancestralidade e lutar pelos direitos civis dos afro-americanos.

O jazz surgiu no fim do século 19, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. E só foi reconhecido como música em 1915, já no século 20. A palavra “jazz” provavelmente surgiu nas ruas, como uma gíria.

O som é marcado pela criatividade e improvisação, a partir da fusão de diferentes ritmos. E deu origem ao rock’n roll e à bossa nova. Entre os grandes nomes do jazz estão Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane e Louis Armstrong.

O apresentador Sidney Ferreira destaca a influência do jazz na música brasileira por meio do samba, jongo e a bossa nova.

Uma boa forma de conhecer o jazz é assistir aos festivais, cada vez mais populares no Brasil. Muitos têm entrada gratuita e são promovidos por escolas e músicos. Um dos maiores festivais gratuitos da América Latina ocorre no litoral fluminense. É o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que este ano tem início em 08/06/2023  e término em 02/07/2023

08 a 11 – 19º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

29/06 a 02/07 – Festa de São Pedro

Os eventos da cidade você encontra no Portal Rio das Ostras, em https://www.riodasostras.com.br/eventos.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato