Search

Diagnóstico de Alzheimer chega de forma tardia para pessoas pretas

O Alzheimer é o principal causador de demência no país, corresponde a 55% dos casos

Estudo feito pela Sociedade Americana de Radiologia, aponta que pessoas pretas podem demorar de 5 a 6 anos para receber o diagnóstico Alzheimer. Os pesquisadores do estudo apontam que os pacientes negros com a doença receberam o diagnótico mais tarde comparado a pacientes brancos.

Os números apontam que o diagnóstico foi recebido com 72,5 anos, contra 67,8 entre os brancos e 66,5 para os hispânicos e latinos.

O estudo detectou que além do atraso na identificação da doença, há demora no encaminhamento para um tratatamento eficaz no retardo do avanço do declinio cognitivo, apenas metade dos pacientes negros recebem indicação para realizar exames fundamentais na detecção do Alzheimer.

Wibecan um dos pesquisadores envolvidos no estudo disse: “Primeiro, pacientes negros que receberam a indicação para fazer a ressonância magnética da cabeça (MRI) eram bem mais velhos do que os seus similares brancos ou hispânicos. Segundo ele, os pacientes negros recebiam bem menos a indicação de exame de imagem do tipo MRI, o mais indicado para a detecção correta de Alzheimer, em relação ao CT-Scan [outro tipo de exame menos indicado]” .
O pesquisador ainda citou que a desigualdade pode ser uma das causas para obter exames de imagem que detectam a doença e atrasam o diagnóstico, ele afirma que é importante verificar e encontrar a melhor solução possível para ajudar esses pacientes.

O estudo foi realizado em Boston e avaliou 1.699 pessoas entre março de 2018 e fevereiro de 2022.

A Associação Brasileira de Alzheimer, fez um levantamento em Setembro que diz que há 1,7 milhão de pessoas vivendo com Alzheimer no país.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato