Djamila Ribeiro foi à Universidade Zumbi dos Palmares para abrir a aclamada Semana Acadêmica da instituição. O evento ocorreu na noite de ontem, segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Desde o momento em que Djamila se posicionou no púlpito do auditório Carolina Maria de Jesus até o final de sua palestra, ela foi ovacionada pelos presentes, mais de 250 pessoas presencialmente e número superior a 200 acompanhando de forma virtual através do YouTube e Instagram da Zumbi.
A comunidade da Zumbi dos Palmares fez questão de ouvir Djamila falar sobre lugar de fala, que aliás, é tema de um de seus renomados livros.
Djamila, em sua fala, acompanhou José Vicente, reitor da Zumbi, e enalteceu o grandioso trabalho realizado pela primeira instituição de ensino superior do Brasil e da América Latina dedicada a melhorar a qualidade de vida da população negra. “Estamos imensamente felizes de ter Djamila Ribeiro conosco. Ela é fonte de inspiração, especialmente para nossas alunas. Façam como Djamila: apesar das dificuldades acreditem, continuem os seus estudos”, afirmou o reitor. A palestrante contou um pouco sobre a sua história pessoal, em casa, e na academia. “Meus pais souberam valorizar a educação e sempre me incentivaram a estudar. Quando da pós-graduação tive dificuldades para desbravar autores pouco conhecidos ou ignorados, mas foquei e continuei”, contou Djamila.
Ao longo de seus vinte anos de existência que serão completados em definitivo em 20 de novembro de 2024, no Dia da Consciência Negra e feriado nacional, a Zumbi se destacou por encampar diversas lutas pela negritude brasileira. “É um trabalho histórico, possibilitar ensino superior à nossa comunidade, ao nosso povo. Por isso, os vinte anos da Zumbi tem de ser celebrado. Vida longa à Zumbi dos Palmares!” afirmou Djamila, em entrevista exclusiva à comunicação da universidade.
Bárbara Soares de Oliveira aluna do terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Zumbi estava maravilhada com a atmosfera criada durante a palestra. “Acompanho a Djamila há muito tempo. Ela faz parte do meu conhecimento a respeito de letramento racial. Esses ricos e agradáveis encontros somente a Zumbi é capaz de proporcionar”, disse ela.
A palestra que contou com a abertura do Coral da Zumbi terminou exatamente da mesma maneira que começou: Djamila Riberio ovacionada.
A Semana Acadêmica da Zumbi prosseguirá até a sexta-feira 23. Os espectadores que ouviram Djamila estão convidados a acompanhar os outros palestrantes que virão. São eles: Aline Torres, secretária municipal de Cultura; Marília Marton, secretária de Cultura, Economia, e Indústria criativa do Estado de São Paulo e Eunice Prudente, professora da USP, entre outros.