Search

Djamila Ribeiro participa da Semana Acadêmica da Universidade Zumbi dos Palmares

Filósofa compartilhou preciosos conhecimentos com o público

Djamila Ribeiro foi à Universidade Zumbi dos Palmares para abrir a aclamada Semana Acadêmica da instituição. O evento ocorreu na noite de ontem, segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Desde o momento em que Djamila se posicionou no púlpito do auditório Carolina Maria de Jesus até o final de sua palestra, ela foi ovacionada pelos presentes, mais de 250 pessoas presencialmente e número superior a 200 acompanhando de forma virtual através do YouTube e Instagram da Zumbi.

A comunidade da Zumbi dos Palmares fez questão de ouvir Djamila falar sobre lugar de fala, que aliás, é tema de um de seus renomados livros.

Djamila, em sua fala, acompanhou José Vicente, reitor da Zumbi, e enalteceu o grandioso trabalho realizado pela primeira instituição de ensino superior do Brasil e da América Latina dedicada a melhorar a qualidade de vida da população negra. “Estamos imensamente felizes de ter Djamila Ribeiro conosco. Ela é fonte de inspiração, especialmente para nossas alunas. Façam como Djamila: apesar das dificuldades acreditem, continuem os seus estudos”, afirmou o reitor. A palestrante contou um pouco sobre a sua história pessoal, em casa, e na academia. “Meus pais souberam valorizar a educação e sempre me incentivaram a estudar. Quando da pós-graduação tive dificuldades para desbravar autores pouco conhecidos ou ignorados, mas foquei e continuei”, contou Djamila.

Ao longo de seus vinte anos de existência que serão completados em definitivo em 20 de novembro de 2024, no Dia da Consciência Negra e feriado nacional, a Zumbi se destacou por encampar diversas lutas pela negritude brasileira. “É um trabalho histórico, possibilitar ensino superior à nossa comunidade, ao nosso povo. Por isso, os vinte anos da Zumbi tem de ser celebrado. Vida longa à Zumbi dos Palmares!” afirmou Djamila, em entrevista exclusiva à comunicação da universidade.

Bárbara Soares de Oliveira aluna do terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Zumbi estava maravilhada com a atmosfera criada durante a palestra. “Acompanho a Djamila há muito tempo. Ela faz parte do meu conhecimento a respeito de letramento racial. Esses ricos e agradáveis encontros somente a Zumbi é capaz de proporcionar”, disse ela.

A palestra que contou com a abertura do Coral da Zumbi terminou exatamente da mesma maneira que começou: Djamila Riberio ovacionada.

A Semana Acadêmica da Zumbi prosseguirá até a sexta-feira 23. Os espectadores que ouviram Djamila estão convidados a acompanhar os outros palestrantes que virão. São eles: Aline Torres, secretária municipal de Cultura; Marília Marton, secretária de Cultura, Economia, e Indústria criativa do Estado de São Paulo e Eunice Prudente, professora da USP, entre outros.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato