Por Fernando Lavieri
De todas as afirmações feitas por qualquer professor em sala de aula, uma delas vale para sempre: cometeu plágio? A nota é zero. Pois bem, o bafão da semana no universo artístico faz referência a um caso de plágio. O que aconteceu? Uma campanha publicitária de reposicionamento de marca da empresa de alimentos Bauducco (já cancelada) copiou todos os elementos visuais do projeto AmarElo do rapper Emicida. A agência responsável pela apropriação cultural indébita se chama Galeria e as artistas contratadas para a campanha foram Juliette, ex-BBB e cantora, e Duda Beat, compositora e cantora. No clip elas cantariam a música Magia Amarela, ao mirar a imagem de ambas as produções a semelhança é nítida. E é a cor amarela que dá o tom do plágio.
O assunto veio à tona porque Evandro Fióti, irmão de Emicida e produtor do hit que ganhou o Emmy Latino de 2020, teve a sensibilidade de perceber o plágio. Ele, por meio de suas redes sociais (por enquanto), fez a denúncia. Tanto Juliette quanto Duda divulgaram nota nas quais negaram ter tido conhecimento antecipado da cópia. A Galeria, segundo Fióti, admitiu o “erro”. O produtor ainda contou que chegou a negociar com a agência, mas devido a questões financeiras e de prazo não chegaram a um acordo. O aspecto curioso da confusão é que ela ocorreu há um mês de o Brasil vivenciar mais um 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o qual é marcado historicamente pela nuance amarela. Ela é a pigmentação da Bauducco e dos projetos de marketing da Galeria e da música AmarElo, do Emicida. O amarelo também ilustras o ícone Virada da Consciência, um sólido movimento de comemoração e reflexão promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares, instituição de referência no combate ao racismo em todas as suas vertentes.