Search

Evento celebra chegada da coleção completa dos Cadernos Negros à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

No dia 11 de setembro, às 18h30, será realizado no Auditório István Jancsó, do Espaço Brasiliana, o evento “Cadernos Negros na BBM”

Organizado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o encontro tem por objetivo divulgar uma das mais recentes adições ao seu acervo: a coleção completa dos Cadernos Negros. Trata-se da única coleção completa em uma instituição pública, o que permitirá a realização de novas pesquisas e novos debates sobre a produção literária brasileira.

Lançada em 1978, com a publicação de poemas de Oswaldo de Camargo, Paulo Colina, Abelardo Rodrigues, Cuti e outros autores, a série “Cadernos Negros” consolidou-se como uma das mais importantes coletâneas de divulgação da literatura negra brasileira contemporânea e desde 1980 passou a ser editado pelo Quilombhoje, coletivo fundamental para as reflexões sobre literatura e racialidade, cânone e identidade.

Autores hoje incontornáveis na literatura brasileira contemporânea foram revelados por eles, como Conceição Evaristo, Cuti, Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Miriam Alves.

Estarão presentes no evento um dos fundadores dos Cadernos Negros e do Quilombhoje, Oswaldo de Camargo; Abílio Ferreira e Miriam Alves, dois dos primeiros autores a contribuir com o periódico e com o coletivo; e Marciano Ventura, editor e produtor cultural na periferia de São Paulo, colecionador do conjunto de 45 volumes que hoje se encontra na BBM.

A mediação será feita por Ligia Fonseca Ferreira, professora da UNIFESP e conselheira da BBM.

A entrada é gratuita.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato