Concurso Afrominuto, incentiva a conhecer a jornalista Glória Maria

A Faculdade Zumb idos Palmares em parceria com escolas públicas e privadas, promovem o Festival AfroMinuto em homenagem a vida e carreira de Gloria Maria.

A FlinkSampa – Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, realiza mais uma edição do concurso Afrominuto, que tem por objetivo o estímulo da cultura negra, por meio audiovisual, que promova a diversidade étnico racial brasileira, seguindo a perspectiva da Lei nº 10.639/03 e Parecer CNE/CP nº 03/2004 e do Estatuto da Igualdade Racial com alunos/as de instituições públicas e privadas que tenham por objetivo promover a diversidade étnico racial brasileira e o combate ao racismo.

Na 8° edição o Afrominuto irá trabalhar a vida e carreira da jornalista Glória Maria, patrona da 11ª FlinkSampa.

Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em instituições de ensino. Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Educação Básica. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Cada escola poderá inscrever apenas 01 (um) vídeo em cada uma das seguintes categorias:
´- Ensino Fundamental Anos Iniciais
– Ensino Fundamental Anos Finais
– Ensino Médio
– EJA
Aequipe deverá ser formada por um(a) professor(a) orientador(a) e no mínimo 01 (um) e no máximo 03 (três) estudantes.

Os vídeos devem ter, no máximo, um minuto de duração, sem contar os créditos. As imagens podem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras domésticas com boa qualidade de imagem e som.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Escritora reflete sobre o ensino da cultura e herança negras nas escolas

Gisele Gama é autora de série de livros infantis que retrata os desafios de uma personagem negra

Antonio Quino de Angola para a 11° FlinkSampa

Tom Farias recebe Kalaf Epalanga na FlinkSampa 2023

Carla Akotirene: pesquisadora denuncia racismo no sistema de Justiça

A obra mais recente da intelectual baiana será lançada em janeiro de 2024 e destaca falsos flagrantes e discriminação em audiências de custódia.

Brasil concorre a nove prêmios no Panam Sports Awards

A campeã olímpica Rebeca Andrade (foto) disputa duas categorias, a de Melhor Atleta Feminina e a de Criador de Mudança. Vencedores serão definidos em votação popular.

Creuza Oliveira recebe título da UFBA: “Pela luta das domésticas”

Sindicalista é reconhecida como doutora honoris causa por atuação em defesa de políticas públicas e dignidade para as trabalhadoras domésticas.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato