Search

Fortalecimento comercial e reindustrialização no Brasil

Dois eventos organizados pela Federação das Indústrias de São Paulo marcaram positivamente a semana. A Universidade Zumbi dos Palmares participou de ambos com destaque

Por Fernando Lavieri
O Brasil e a Arábia Saudita têm trabalhado para afinar cada vez mais o contato bilateral com a intenção de fortalecer sua parceria econômica. Nesse sentindo, na segunda-feira 31, ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) o Fórum de Investimento Brasil – Arábia Saudita, na capital paulistana. José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, foi um dos convidados especiais.
Ele é integrante do conselho da Fiesp e fez questão de marcar presença. “Sendo o Brasil um País eminentemente composto por pessoas negras é necessário que toda e qualquer parceria comercial entre o Brasil e seus parceiros seja pensada também nessa dimensão.
É essencial incluir os negros nos processos de mudança no mundo do trabalho”, afirmou o reitor. Ele entende que a Fiesp está cada vez mais próxima da agenda racial que é historicamente defendida pela instituição de ensino. O reitor esteve ao lado das diversas autoridades que estiveram no evento como, por exemplo, Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Ricardo Nunes, prefeito da cidade e Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp.
O grupo debateu conjuntamente a comitivas árabe possíveis alternativas comerciais, industriais e, sobretudo, a transição energética e economia verde. “Ambas as nações podem contribuir para a segurança energética mundial, há um grande potencial na área de energia renovável, afirmou Josué. Khalid Al-Falih, ministro de investimentos da Arábia Saudita, completou a análise projetando a parceria. “Poderemos nos tornar um dos cinco principais investidores na economia um do outro”, concluiu ele.  Já no primeiro dia de agosto, José Vicente se reuniu com Josué Gomes da Silva.
O assunto da reunião: a reindustrialização brasileira. Tal circunstância é de interesse da Fiesp, dos governos e dos trabalhadores. “A ampliação do mercado de trabalho por meio da reindustrialização do País é essencial para a população negra, pois ela quer e tem capacidade para estar no setor que garante boas oportunidades profissionais”, disse José Vicente.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato