Search

Gilberto Gil agora é doutor honoris causa

O excepcional músico e imortal brasileiro recebeu a homenagem da Universidade de Lisboa, em Portugal. A láurea é tardia, mas relevante para o artista, bem como, para o conjunto da sociedade brasileira, especialmente a parcela negra

Por Fernando Lavieri

Por que é importante enaltecer as conquistas de pessoas negras? Por que é relevante apresentar ao nosso público histórias de gente preta que consegue alcançar posição de destaque na sociedade? Por que é preciso realçar os negros brasileiros, já consagrados, que tem sua arte reconhecida fora do Brasil? São diversos os motivos, mas, de início, a causa histórica é o principal. O fato de pessoas negras serem reconhecidas por sua capacidade e inteligência é recente. Esse grupo étnico estive subjugado pelo sistema escravocrata por quase quatrocentos anos e, a tortura e morte eram a regra na estrutura sórdida que acabou. Mas, o chorume do racismo ainda permanece vigente globalmente. Então, por essa e por questões que não abordaremos aqui, se faz sim necessário mostrar exaustivamente que pessoas negras têm talento e coragem para ultrapassar os mais difíceis obstáculos e atingir os seus objetivos. E de que eminente artista estamos falando? Trata-se de Gilberto Gil.

O reconhecimento a Gilberto Gil, um dos mais importantes nomes da cultura nacional e imortal da Academia Brasileira de Letras, foi oferecido pela Universidade de Lisboa, em Portugal, com o título de doutor honoris causa. A renomada instituição de ensino superior fez a homenagem durante as comemorações de seu cinquentenário. Sobre Gil a Universidade de Lisboa comunicou que “reconhece a contribuição do artista para a cultura internacional e o legado que ele deixa ao longo de várias décadas”. Em resposta um dos gênios da música brasileira disse que a sua missão é a de estreitar os laços entre os povos irmãos e as suas culturas contíguas. Essa é, veja só, apenas a primeira láurea do tipo que Gil recebe. A tardia premiação deve abrir caminho para que outras entidades acadêmicas façam a devida distinção a Gilberto Gil e a outras reluzentes figuras negras do Brasil. Homenagens assim inevitavelmente ocorrerão porque a produção da negritude é prolífica e significativa.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato