Search

Glória Maria, um legado que resiste ao tempo

Um ano sem a jornalista

Por Fernando Lavieri

No dia que completamos um ano da partida da renomada jornalista brasileira Glória Maria, temos de relembrar e homenagear a trajetória singular dessa mulher que deixou marca indelével no jornalismo brasileiro. Sua voz firme e sua presença marcante na tela da Rede Globo conquistaram o respeito e a admiração de muitos.

Glória Maria não apenas informou, mas também inspirou gerações com sua coragem e determinação, desbravando fronteiras e desafiando estereótipos em uma profissão predominantemente masculina e branca. Sua carreira exemplar abriu caminhos para outras mulheres, especialmente para as mulheres negras.

Por sua carreira brilhante, Glória Maria foi postumamente homenageada, em 2023, com o prestigiado Troféu Raça Negra, concedido pela Universidade Zumbi dos Palmares. Para José Vicente, reitor da Zumbi, a distinção ressalta não apenas sua excelência profissional, mas também seu papel crucial na promoção da diversidade e representatividade racial no Brasil. “Glória foi um farol, iluminando os caminhos para um jornalismo mais inclusivo e plural”, afirma ele.

Em 2009, Gléria foi paraninfa da formatura da segunda turma do curso de administração da Zumbi dos Palmares

Glória, ainda em vida, foi frequente presença em eventos da Zumbi, atuando em diferentes papéis, demonstrando seu apreço pela causa e apoio as iniciativas da instituição. Seja como Mestre de Cerimônias ou em sua marcante fala no Troféu Raça Negra de 2009, em homenagem a Michael Jackson, por ter sido a única jornalista brasileira a entrevistá-lo em sua vinda ao Brasil, a comunicadora foi uma importante parceira da universidade.

Sua herança transcende as notícias que ela reportou, alcançando um impacto social significativo que ecoa através do tempo. Que sua memória continue a inspirar jornalistas e focas, incentivando-os a seguir o exemplo de uma mulher cujo legado é sublime.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato