Search

Graça Machel, incansável lutadora

Ativista tem trânsito em diversas áreas do conhecimento e em muitos países

Por Fernando Lavieri

 

Graça Machel, nascida em Moçambique, em 1945, é uma renomada ativista e política cuja trajetória se entrelaça com a história contemporânea da África. O casamento com Nelson Mandela, o líder sul-africano e ícone da luta contra o apartheid, potencializou o alcance de Machel. Para além de sua contribuição para a libertação do povo sul-africano, a ativista é uma defensora incansável dos direitos das mulheres e da igualdade racial.

Sua notável carreira inclui ter sido uma das primeiras mulheres a se formar em Direito na Universidade de Lisboa, em Portugal. Graça Machel desempenhou papeis de destaque em organizações internacionais, como a ONU, onde foi nomeada para diversas comissões, se destacando como uma líder comprometida com a promoção da paz e desenvolvimento.

Graça Machel há anos é parceira da Universidade Zumbi dos Palmares. Ela, inclusive, recebeu uma grande honraria: o Troféu Raça Negra, premiação da Zumbi dos Palmares, em 2014 e em 2022 teve destaque entre as 20 homenageadas por conta dos vinte anos da premiação. O Prêmio que se tornou uma das coqueluches da cidade é entregue sempre em novembro, mês da Consciência Negra, homenageando figuras dessa comunidade que se destacaram em sua área de atuação em 365 dias.

Em 2023, Graça fez questão de atravessar o Oceano Atlântico para estar junto a José Vicente, reitor da Zumbi, quando Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, anunciou que vai doar um novo espaço para ser campus universitário da Zumbi. Este reconhecimento evidencia sua dedicação à causa antirracista e sua influência na conscientização global sobre a importância da igualdade racial.

A ativista é uma referência mundial na luta contra o racismo, utilizando sua voz para combater a discriminação em diversas frentes. Seu nome tornou-se uma inspiração especialmente marcante para o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março em todo o mundo.

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Zumbi e agência Africa iniciam parceria

Escola Africa promoverá 12 encontros presenciais com mentoria para alunos do curso de Publicidade e Propaganda

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Escritora participa do Festival Literário Internacional de Paracatu

Evento celebra chegada da coleção completa dos Cadernos Negros à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

No dia 11 de setembro, às 18h30, será realizado no Auditório István Jancsó, do Espaço Brasiliana, o evento “Cadernos Negros na BBM”

Festival Sons da Rua 2024 anuncia novas atrações: Tasha e Tracie + Kyan e Gregory, em show exclusivo, e Major RD (feat LEALL)

Um dos grandes festivais de hip hop acontece no dia 26 de outubro, na cidade de São Paulo. 

Ipea: apenas 52% das mulheres negras estão no mercado de trabalho

As mulheres são a maioria da população brasileira, e as negras são 28%

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil

Para Ashwini K.P., medidas para combater problema são insuficientes

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato