CRI.A é o influenciador digital criado a partir da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa para alcançar a jovens periféricos que em sua maioria são pretos. O objetivo em desenvolver o influenciador é apresentar e inserir esta tecnologia já muito utilizada dentro das periferias integrando esta população que tem acesso limitado a este conhecimento.
O CRI.A tem perfil em redes sociais como Instagram, TikTok, YouTube e Kwai e para alcançar o maior número de pessoas, o influenciador usa de uma linguagem simples para ensinar como utilizar essas ferramentas de forma gratuita.
Além de democratizar o acesso de pessoas periféricas a IA, o influenciador ainda ensina como a tecnologia pode ajudar na criação de uma renda extra, utilizando a ferramenta para elaboração de artes, músicas, edição de vídeos e muito mais.
Felipe e Henrique Fernandes são irmãos e desenvolveram o CRI.A em parceria com a Digital Favela, eles contam que o desejo é ajudar no dia a dia dessas pessoas e até ajudar na criação de renda. Henrique contou para o veículo Company Brasil que o objetivo central é criar uma conexão entre o influenciador e os jovens. “Queremos torná-lo uma figura proeminente no mercado, reconhecida por sua habilidade em unir residentes de comunidades periféricas e marcas – gerando um valor significativo para a vida dessas pessoas”, afirmou ele.
O desejo dos desenvolvedores é que o CRI.A traga mudanças e um novo olhar para as comunidades.