Livro: “A Última Trincheira da Escravidão”, escrito por Cristovam Buarque é editado pela UniPalmares

"A Última Trincheira da Escravidão" foi escrito com base nas atas da Lei Aurea, presentes no Senado,

Ainda em comemoração à data 13 de maio, após a outorga da Medalha do Mérito Cívico concedida pela Universidade e pela Afrobras, houve a apresentação do livro A Última Trincheira da Escravidão, escrito pelo ex-ministro da educação Cristovam Buarque com base nas atas da Lei Aurea, presentes no Senado, editado pela UniPalmares, editora da Universidade Zumbi dos Palmares.

Senador Cristovam Buarque e José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares

Quem compareceu ao evento, não saiu de lá sem seu exemplar do “A Última Trincheira da Escravidão. Na ocasião, Cristovam autografou livros e pousou com os convidados.

 

Segundo Cristovam, a obra expõe “a política praticada pelos descendentes sociais da casa grande, que se nega a oferecer escola com qualidade aos descendentes sociais da senzala, com intuito de conservar os privilégios dos tempos da escravidão”.

No livro, Cristovam sugere o caminho para ir da soltura à libertação: “a implantação de um sistema educacional que complete a sempre adiada abolição”.

A tese central de A Última Trincheira da Escravidão, avisa Cristovam, é que “a Lei Áurea soltou os escravos, mas não os libertou, porque não lhes deu o mapa para caminharem em liberdade”. Afinal, “por cem anos, o Brasil negou escola aos ex-escravos e a seus descendentes”.

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Escritora reflete sobre o ensino da cultura e herança negras nas escolas

Gisele Gama é autora de série de livros infantis que retrata os desafios de uma personagem negra

Antonio Quino de Angola para a 11° FlinkSampa

Tom Farias recebe Kalaf Epalanga na FlinkSampa 2023

Carla Akotirene: pesquisadora denuncia racismo no sistema de Justiça

A obra mais recente da intelectual baiana será lançada em janeiro de 2024 e destaca falsos flagrantes e discriminação em audiências de custódia.

Brasil concorre a nove prêmios no Panam Sports Awards

A campeã olímpica Rebeca Andrade (foto) disputa duas categorias, a de Melhor Atleta Feminina e a de Criador de Mudança. Vencedores serão definidos em votação popular.

Creuza Oliveira recebe título da UFBA: “Pela luta das domésticas”

Sindicalista é reconhecida como doutora honoris causa por atuação em defesa de políticas públicas e dignidade para as trabalhadoras domésticas.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato