O Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), reabriram as inscrições para o edital Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, com destino a Moçambique. O novo prazo das inscrições encerra no dia 31 de janeiro e os estudantes podem realizá-las através do sistema da CAPES.
O intercâmbio de curta duração será realizado na Universidade Pedagógica de Maputo, contemplando 50 estudantes de instituições de ensino superior públicas brasileiras. Para concorrer às bolsas os alunos devem ser autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas regularmente matriculados a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura. A bolsa irá cobrir os custos de auxílio deslocamento, diárias, seguro saúde, auxílio para emissão de passaporte e solicitação de visto de entrada em Moçambique.
O programa tem como objetivo estimular a cooperação entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras nas áreas de promoção da igualdade racial, do combate ao racismo e da socialização de conhecimentos da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e diaspórica.
O Diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva, destaca que “essa etapa de Moçambique terá módulos de empreendedorismo, questões relacionadas a cultura, ao ativismo social, a política e as relações étnico-raciais na educação. O Caminhos Amefricanos é esse programa que tem como finalidade de fortalecer a Lei n° 10.639 ao proporcionar chance para que estudantes de licenciatura possam vivenciar experiências em países africanos, caribenhos e latino-americanos”.
A partir do novo cronograma, o resultado das inscrições será divulgado até o dia 30 de maio e as atividades iniciam a partir de agosto deste ano.
Fonte: Ministério da Igualdade Racial
Imagem: Tábata Matheus/MIR