Search

Mostras de rua em 15 capitais pedem ministra negra no STF

Cartazes Juízas Negras Para Ontem foram produzidos por 24 artistas Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin

Mais da metade das capitais passaram a contar, nessa quarta-feira (13), com obras de arte de rua expressando a importância de ter uma mulher negra como ministra no Supremo Tribunal Federal (STF). Os cartazes fazem parte da mostra Juízas Negras Para Ontem e foram produzidos por 24 artistas. 

A diretora de arte e curadora da mostra ressaltou que existe uma demanda pulsante na sociedade por mais igualdade de raça e gênero no STF, já que segundo dados do IBGE, 56% dos brasileiros se identificam como pretos e pardos e quase um terço da população é de mulheres negras.

Em 132 anos de existência, o STF teve apenas três ministros negros e apenas três mulheres como ministras, todas elas brancas.

“Ter uma mulher negra no STF é uma questão de Justiça. Ocupar esse espaço de poder é uma ação de enfrentamento de injustiças históricas e um passo na reparação. Não faz sentido que a suprema corte do poder judiciário nacional não tenha representação equivalente ao que é o povo brasileiro. Desde o período colonial, o Brasil mantém a subalternização e excludência de pessoas negras”, disse ela, que também faz parte do Manifesto Crespo, coletivo que dialoga sobre identidades, gênero e práticas antirracistas.

Uma das artistas, Mitti Mendonça  explica como foi seu processo criativo: “Para a concepção, parti da ideia de ocupar lugares de poder e de decisão, colocando uma mulher negra em uma posição de destaque e em contraponto com uma cadeira vazia, dialogando sobre a importância de termos representantes no STF. A paleta de cores propositalmente remete às da bandeira do Brasil, pois o conjunto estabelece ligação direta com a política, para quem passa na rua já ter essa leitura do que se trata a questão. Além disso, a balança – representa um dos símbolos da Justiça”.

Para conhecer os artistas e os locais onde os cartazes estarão instalados, basta acessar o site Juízas Negras para Ontem.

Por Agencia Brasil

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

A mão do racismo

Marca de produtos de limpeza Ypê é duramente acusada de racismo nas redes sociais por causa de escultura utilizada em Salvador

Inteligência Artificial nas favelas

Conheça o influenciador digital criado por IA que conversa com o público periférico

Homenagens em São Paulo: Estátuas para Personalidades Negras!

Nomes icônicos como Lélia Gonzalez, Elza Soares e Milton Santos foram selecionados por meio de uma consulta à população para serem homenageados com estátuas permanentes na cidade.

Laços fortalecidos

A Universidade Zumbi dos Palmares está em Angola. Isto é ótima notícia: impressionantes parcerias no universo da Educação estão por vir.

Encontro de gênios

Aconteceu em Belo Horizonte: Milton Nascimento e Paul McCartney se encontraram. Um dos maiores símbolos da música brasileira, que tem reconhecimento internacional, esteve nos shows de um de seus ídolos. Os dois teceram admiração mútua e o público ovacionou

Trabalho de formiguinha

A representação quilombola elevou a sua agenda. Ela está na COP 28. Agora, a questão de titulação de seus territórios e proteção do meio ambiente estão ligadas internacionalmente

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato