Search

Pós-Doutorado para pesquisadores negras e negros

Programa de pós-doutoramento voltado para pesquisadoras e pesquisadores negros brasileiras/os

Nesta edição, serão concedidas até 50 bolsas de pós-doutorado sob coordenação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). O objetivo é contribuir para a diversificação racial do contingente de pós-doutoras/es negras/os, aumentando, assim, as chances de diversidade racial e de gênero das/dos postulantes a vagas docentes em universidades brasileiras, particularmente na Universidade de São Paulo.

Poderão candidatar-se à bolsa de que trata o Edital 001/2023 pesquisadoras e pesquisadores brasileiros, mulheres e homens, que possuam traços fenotípicos que as/os caracterizem como negros, de cor preta ou parda, portadoras/es do título de Doutorado com data de defesa anterior à data limite de submissão das candidaturas.

O programa abrange todas as áreas do conhecimento e envolverá projetos que busquem ampliação e ressignificação de temas, problemas e abordagens relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento. As bolsas terão duração de 12 meses, e poderão ser prorrogadas por até 12 meses, a critério da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e de acordo com a disponibilidade de recursos.

Todas as propostas serão analisadas por uma comissão instituída pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e a confirmação da autodeclaração de pertença racial da/o candidata/o será realizada por uma Comissão de Heteroidentificação.

Em 2022, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento recebeu inscrição de 268 projetos no Edital de Bolsas de Pós-doutorado para Seleção de Pesquisadoras Negras.

Acesse aqui a resolução que dispõe sobre a concessão dessas bolsas, o edital e o formulário de inscrições

 

Fonte: Pró Reitoria de Inclusão e Pertencimento/USP

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

A mão do racismo

Marca de produtos de limpeza Ypê é duramente acusada de racismo nas redes sociais por causa de escultura utilizada em Salvador

Inteligência Artificial nas favelas

Conheça o influenciador digital criado por IA que conversa com o público periférico

Homenagens em São Paulo: Estátuas para Personalidades Negras!

Nomes icônicos como Lélia Gonzalez, Elza Soares e Milton Santos foram selecionados por meio de uma consulta à população para serem homenageados com estátuas permanentes na cidade.

Laços fortalecidos

A Universidade Zumbi dos Palmares está em Angola. Isto é ótima notícia: impressionantes parcerias no universo da Educação estão por vir.

Encontro de gênios

Aconteceu em Belo Horizonte: Milton Nascimento e Paul McCartney se encontraram. Um dos maiores símbolos da música brasileira, que tem reconhecimento internacional, esteve nos shows de um de seus ídolos. Os dois teceram admiração mútua e o público ovacionou

Trabalho de formiguinha

A representação quilombola elevou a sua agenda. Ela está na COP 28. Agora, a questão de titulação de seus territórios e proteção do meio ambiente estão ligadas internacionalmente

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato