O Inovahack, segunda edição, aconteceu entre os dias 15 e 17 de dezembro, na sede da SAP Brasil em São Paulo. Com o tema ESG (environment, social and governance), o objetivo foi desenvolver soluções através da tecnologia para a inclusão econômica e financeira da população negra.
A Universidade Zumbi dos Palmares participou com duas equipes. A primeira desenvolveu um projeto de reciclagem digital. A segunda é um sistema de aprendizagem de matemática por meio digital.
A intensão desta edição tem o mesmo foco da primeira, em conectar 120 talentos negros a empresas parceiras, ofertar workshops, mentorias com profissionais qualificados insentivando o espírito de trabalho em equipe e inovação. Além disso foram ofertadas bolsas de estudos aos participantes.
Em entrevista ao site da SAP, Nina Silva, CEO do Movimento Black Money antecipou o que estaria por vir. “Desde nossa primeira edição, seguimos os pilares do futuro, tecnologia e pertencimento. Serão dias com muito impacto para os participantes com o melhor conteúdo dos últimos tempos. Todos os participantes estarão sendo observados como um potencial talento a ser contratado por uma organização parceira ou como novo potencial de startup a ser investida, como ocorreu na última edição”, constatou a CEO.
As premiações foram de 10 mil reais para o 1º lugar, 2° 7 mil reais e o 3° ficou com 3 mil reais.
A equipe vencedora criou um projeto de empreendedorismo digital. Basicamente, por meio da criação de tilapia (peixe). Investi-se inicialmente 300 reais e, em curto período de tempo, fatura-se 2 mil reais.
Perguntado sobre o desempenho das equipes apoiadas pela Universidade Zumbi dos Palmares, o professor Galdino nos disse: “Chegamos muito perto da vitória, estou confiante para as próximas edições”, afirma o professor.