Prêmio Ruth de Souza homenageia mulheres negras em São Paulo

Premiação reconhece personalidades que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social

Prêmio Ruth de Souza – 2023 foi entregue em cerimônia no Museu AfroBrasil, neste sábado (29/7), para dez mulheres negras que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social no Estado de São Paulo. Entre as agraciadas deste ano há educadoras, assistentes sociais, líderes comunitárias e ativistas de diversas regiões do estado. (Confira o quadro de homenageadas abaixo).

Batizado em homenagem à atriz Ruth de Souza, considerada a primeira-dama negra do teatro, a premiação acontece desde o ano de sua morte, no ano de 2019. O evento faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo e é uma iniciativa do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) e da Coordenação de Políticas para a População Negra (CPPN), da Secretaria da Justiça e Cidadania.

O evento também faz parte das celebrações do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Nesta edição, além das agraciadas o evento haverá uma homenagem especial à deputada e sambista Leci Brandão que, por motivo de saúde, será representada por Rosina Conceição de Jesus, que fará a palestra de abertura do evento.

A cerimônia contará com a presença do secretário-executivo de Justiça e Cidadania, Raul Christiano, da Procuradora Geral do Estado, Inês Maria Coimbra, do coordenador de Políticas para a Negra, Robson Ferreira, do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Gil Marcos Clarindo dos Santos, entre outras autoridades.

Dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

O 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha é uma data das Nações Unidas. No Brasil, desde 2014, comemora-se também na mesma data o Dia de Tereza de Benguela em referência à líder quilombola que viveu no século 18.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Escritora reflete sobre o ensino da cultura e herança negras nas escolas

Gisele Gama é autora de série de livros infantis que retrata os desafios de uma personagem negra

Antonio Quino de Angola para a 11° FlinkSampa

Tom Farias recebe Kalaf Epalanga na FlinkSampa 2023

Carla Akotirene: pesquisadora denuncia racismo no sistema de Justiça

A obra mais recente da intelectual baiana será lançada em janeiro de 2024 e destaca falsos flagrantes e discriminação em audiências de custódia.

Brasil concorre a nove prêmios no Panam Sports Awards

A campeã olímpica Rebeca Andrade (foto) disputa duas categorias, a de Melhor Atleta Feminina e a de Criador de Mudança. Vencedores serão definidos em votação popular.

Creuza Oliveira recebe título da UFBA: “Pela luta das domésticas”

Sindicalista é reconhecida como doutora honoris causa por atuação em defesa de políticas públicas e dignidade para as trabalhadoras domésticas.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato