Search

Prêmio Ruth de Souza homenageia mulheres negras em São Paulo

Premiação reconhece personalidades que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social

Prêmio Ruth de Souza – 2023 foi entregue em cerimônia no Museu AfroBrasil, neste sábado (29/7), para dez mulheres negras que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social no Estado de São Paulo. Entre as agraciadas deste ano há educadoras, assistentes sociais, líderes comunitárias e ativistas de diversas regiões do estado. (Confira o quadro de homenageadas abaixo).

Batizado em homenagem à atriz Ruth de Souza, considerada a primeira-dama negra do teatro, a premiação acontece desde o ano de sua morte, no ano de 2019. O evento faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo e é uma iniciativa do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) e da Coordenação de Políticas para a População Negra (CPPN), da Secretaria da Justiça e Cidadania.

O evento também faz parte das celebrações do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Nesta edição, além das agraciadas o evento haverá uma homenagem especial à deputada e sambista Leci Brandão que, por motivo de saúde, será representada por Rosina Conceição de Jesus, que fará a palestra de abertura do evento.

A cerimônia contará com a presença do secretário-executivo de Justiça e Cidadania, Raul Christiano, da Procuradora Geral do Estado, Inês Maria Coimbra, do coordenador de Políticas para a Negra, Robson Ferreira, do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Gil Marcos Clarindo dos Santos, entre outras autoridades.

Dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

O 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha é uma data das Nações Unidas. No Brasil, desde 2014, comemora-se também na mesma data o Dia de Tereza de Benguela em referência à líder quilombola que viveu no século 18.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato