Search

Retrospectiva 2023 – Conquistas Pretas

Fatos entrarão para história da Cultura e do Esporte no Brasil

Gilberto Gil recebe título 'doutor honoris causa' pela Universidade Nova de  Lisboa, em Portugal | Bahia | G1
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ano de 2023 foi marcado por imensas conquistas da população negra em diversas áreas. Em outras palavras, surgiram fatos para serem aplaudidos de pé. Gilberto Gil, um dos mestres da música e integrante da Academia Brasileira de Letras, teve sua obra reconhecida pela Universidade de Lisboa, em Portugal, que o tornou doutor honoris causa.

O mesmo aconteceu com outra figura da música:  Pedro Paulo Soares Pereira, o Mano Brown, do grupo Racionais MC’s. Ele recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Mano Brown recebe título de doutor honoris causa na UFSB – UFSB

Ainda em espaços de Cultura, em 2023 aumentou a quantidade de atores negros em novelas da Rede Globo, sobretudo, Vai na Fé. Isso garante emprego de alto nível a importantes artistas negros que, em outros momentos, não teriam tal oportunidade.

Ter atrizes e atores pretos na maior emissora televisiva todas as noites é fator de impulsionamento de visibilidade, o que ajuda as futuras gerações de profissionais da arte. No mesmo contexto, ter a história de gente como Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, transformada em filme é algo significativo. O Mussum caiu no gosto dos brasileiros por causa do programa Os Trapalhões, mas a sua competência superava muito esse personagem.

Grammy Latino 2023: Gaby Amarantos vence como Melhor Álbum de Música de  Raízes Em Língua Portuguesa
Foto: Reprodução/Youtube

Quando o assunto é música, a vigésima quarta edição do Grammy Latino que aconteceu em Sevilha, na Espanha, foi um divisor de águas para o Brasil. Pela primeira vez Gaby Amarantos, uma artista negra, de Belém do Pará, ganhou o estimado gramofone dourado.

Para além do setor cultural, o Esporte rendeu ainda mais destaque ao país, em 2023. Rebeca Andrade, ginasta, e Rayssa Leal, skatista, tiveram atuações sublimes e foram campeoníssimas.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Estação de metrô de SP tem nome alterado para homenagear quilombo

Estação 14 Bis passa a ser chamada de 14 Bis-Saracura

Aberta inscrição para a 3A Mostra Nacional CineMarias

O prazo é até 13 de junho

Projeto de apoio às mães solo é lançado em São Paulo

Instituto Maisha oferece serviços de assessoria jurídica, resgate cultural, atendimento psicológico e capacitação profissional

Instituto Tebas lança web série “Liberdade ou Morte: histórias que a história não conta”

Evento marcará os 194 anos de nascimento de Luiz Gama (1830-1882)

Zumbi dos Palmares inaugura universidade da beleza em evento com concursos de tranças e baile black

Celebração para valorização da beleza e cultura negra também irá reunir workshops, desfile de tendências em cortes e formatura de alunos

Universidade Zumbi dos Palmares lança Colégio Técnico Dandara dos Palmares

Iniciativa em parceria com o SENAI-SP integra série de novidades nos 20 anos da instituição como a Universidade Melhor Idade

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato