Search

Rua no Bom Retiro que homenageia bandeirante ganhará o nome de Zumbi dos Palmares

Líder do Quilombo dos Palmares é símbolo da resistência negra à escravidão

A placa da rua Jorge Velho, no bairro central do Bom Retiro, será em breve trocada para rua Zumbi dos Palmares. Foi sancionada a Lei nº 17.988, de 22 de setembro de 2023, originada do PL (Projeto de Lei) 111/2020 do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) com coautoria das vereadoras Luana Alves (PSOL) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL), para redenominar a via pública.

“A proposta realiza uma verdadeira justiça histórica ao homenagear uma figura que realmente lutou por liberdade, igualdade e justiça”, destacou Vespoli na justificativa do PL. O vereador também explicou que a iniciativa partiu do projeto Zumbi Resiste, elaborado por alunos da Universidade Zumbi dos Palmares.

A instituição de ensino superior fica a menos de dois quilômetros da via a qual propôs mudar o nome, que homenageia o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, conhecido por expedições e genocídios de povos indígenas e extermínios da população negra quilombola no século XVII. Documentos históricos apontam que ele foi responsável pela destruição total do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravizados fugitivos das fazendas no Brasil colonial.

Zumbi foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que viveu entre 1655 e 1695, quando foi assassinado no dia 20 de novembro em uma emboscada. A data de sua morte virou o Dia da Consciência Negra, feriado municipal e estadual em São Paulo. Por ter lutado contra a escravidão no Brasil, Zumbi é símbolo da resistência negra.

 

Por Câmara Municipal de São Paulo

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

A mão do racismo

Marca de produtos de limpeza Ypê é duramente acusada de racismo nas redes sociais por causa de escultura utilizada em Salvador

Inteligência Artificial nas favelas

Conheça o influenciador digital criado por IA que conversa com o público periférico

Homenagens em São Paulo: Estátuas para Personalidades Negras!

Nomes icônicos como Lélia Gonzalez, Elza Soares e Milton Santos foram selecionados por meio de uma consulta à população para serem homenageados com estátuas permanentes na cidade.

Laços fortalecidos

A Universidade Zumbi dos Palmares está em Angola. Isto é ótima notícia: impressionantes parcerias no universo da Educação estão por vir.

Encontro de gênios

Aconteceu em Belo Horizonte: Milton Nascimento e Paul McCartney se encontraram. Um dos maiores símbolos da música brasileira, que tem reconhecimento internacional, esteve nos shows de um de seus ídolos. Os dois teceram admiração mútua e o público ovacionou

Trabalho de formiguinha

A representação quilombola elevou a sua agenda. Ela está na COP 28. Agora, a questão de titulação de seus territórios e proteção do meio ambiente estão ligadas internacionalmente

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato