Search

Seja no Carnaval ou na Academia a escritora Conceição Evaristo desfila sua imortalidade!

A professora Gina Vieira Ponte, coordenadora do Projeto Mulheres Inspiradoras, acredita que a chegada de Conceição à Academia Mineira de Letras engrandece a instituição.

 

Olá amigas e amigos desse nosso programa que nesta edição se une às homenagens que vêm sendo  prestadas  à escritora mineira Conceição Evaristo. E pra isso vamos nos valer das frases dos poemas  Velho Jovem e Vozes-Mulheres, que circularam por todo o país, em mais de 4 milhões de provas de estudantes que compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio, Enem em novembro de 2018.

“Na face do velho, as rugas são letras […]
O que os livros escondem, as palavras ditas libertam.
E não há quem ponha um ponto final na história.”

Além dessas frases do poema “Do velho ao jovem” uma outra frase, do poema “Vozes-Mulheres”, também foi selecionada para estampar a capa das provas do Enem: “A minha voz ainda ecoa versos perplexos”!

Diante de tamanha força literária, não admira que Conceição Evaristo tenha  sido a grande homenageada da Banda de Ipanema no carnaval desse ano.Certamente, uma honra em dose dupla já que justo neste 2024, a Banda de Ipanema chegou aos seus 60 anos de idade, somando 58 desfiles, já que ficou dois anos sem sair por conta da covid-19.

Segundo o presidente da agremiação, Claudio Pinheiro, a banda queria muito fazer uma exaltação ao povo negro e pra isso a escolha não poderia ser outra senão Conceição Evaristo pelo trabalho  de defesa do povo negro e denúncia do racismo existente  em nosso país.

E quem festeja não só esse reconhecimento como também a eleição de Conceição Evaristo que é a mais nova imortal da Academia Mineira de Letras, é a professora Gina Vieira Ponte, coordenadora do Projeto Mulheres Inspiradoras, um projeto transformador, fundamental na vida de centenas de alunos da rede pública em Brasília. Vamos ouví-la sobre a eternidade de Conceição Evaristo.

 

Fonte: EBC/ Rádios / Agência Brasil

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato