Olá amigas e amigos desse nosso programa que nesta edição se une às homenagens que vêm sendo prestadas à escritora mineira Conceição Evaristo. E pra isso vamos nos valer das frases dos poemas Velho Jovem e Vozes-Mulheres, que circularam por todo o país, em mais de 4 milhões de provas de estudantes que compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio, Enem em novembro de 2018.
“Na face do velho, as rugas são letras […]
O que os livros escondem, as palavras ditas libertam.
E não há quem ponha um ponto final na história.”
Além dessas frases do poema “Do velho ao jovem” uma outra frase, do poema “Vozes-Mulheres”, também foi selecionada para estampar a capa das provas do Enem: “A minha voz ainda ecoa versos perplexos”!
Diante de tamanha força literária, não admira que Conceição Evaristo tenha sido a grande homenageada da Banda de Ipanema no carnaval desse ano.Certamente, uma honra em dose dupla já que justo neste 2024, a Banda de Ipanema chegou aos seus 60 anos de idade, somando 58 desfiles, já que ficou dois anos sem sair por conta da covid-19.
Segundo o presidente da agremiação, Claudio Pinheiro, a banda queria muito fazer uma exaltação ao povo negro e pra isso a escolha não poderia ser outra senão Conceição Evaristo pelo trabalho de defesa do povo negro e denúncia do racismo existente em nosso país.
E quem festeja não só esse reconhecimento como também a eleição de Conceição Evaristo que é a mais nova imortal da Academia Mineira de Letras, é a professora Gina Vieira Ponte, coordenadora do Projeto Mulheres Inspiradoras, um projeto transformador, fundamental na vida de centenas de alunos da rede pública em Brasília. Vamos ouví-la sobre a eternidade de Conceição Evaristo.
Fonte: EBC/ Rádios / Agência Brasil