Search

Serviço “Acolhe” da Zumbi apoia vítimas de preconceito na relação de consumo

Dia do Consumidor, 15 de março - fique atento aos seus direitos

A Universidade Zumbi dos Palmares possui o serviço “Acolhe” que presta atendimento jurídico e psicológico para pessoas vítimas de preconceito na relação de consumo e pessoas superendividadas. O Acolhe está disponível para atender à comunidade, com agendamento prévio através do telefone: (11) 3325-1000 ou diretamente no campus da Zumbi, localizado na Av.: Santos Dumont, 843, no bairro da Ponte Pequena, em São Paulo/SP.

Questões como dúvidas sobre a legalidade da revista pessoal realizada em consumidores na porta de estabelecimentos como supermercados e shoppings são orientações que o serviço Acolhe presta à comunidade. “Você sabia que é ilegal a conduta do credor em utilizar ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, que exponham o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira em seu trabalho, descanso ou lazer, quando realiza a cobrança de dívidas? Muitos consumidores não sabem sobre seus direitos e com esta prestação de serviço procuramos auxiliar a população de forma que essas más práticas não continuem acontecendo impunemente”, destaca Ed Matos, advogado responsável pelo Acolhe e Procon-SP Racial na Universidade Zumbi dos Palmares.

Consumo de pessoas negras no Brasil

Os dados demonstram que o consumo de pessoas negras no Brasil representa um grande volume, como aponta a pesquisa Consumidores Negros, realizada pela Preta Hub/Instituto MAS Pesquisa/Oralab, que revelou uma renda total de R$ 1,46 trilhão proveniente da população negra no Brasil. O estudo foi elaborado dentro do “Projeto Sintonia com a Sociedade”, da Rede Globo, e encomendo pela emissora. O total representa a soma do principal rendimento bruto mensal da população autodeclarada preta e parda, multiplicada por 13 meses, ou seja, considerando o 13º salário. A base foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, de 2022.

“Sendo a comunidade negra parte importante no mercado de consumo no país ela deve ser respeitada em seus direitos”, afirma Matos.

Sobre o Dia do Consumidor

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março, criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas também para que as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato