Search

Tranças nagô causam impacto na bancada do Jornal Nacional

Apresentadora Aline Aguiar inovou com peteado ancestral na última semana

 

Por Fernando Lavieri

Em cinquenta e quatro anos de Jornal Nacional, pela primeira vez, uma apresentadora negra integrou a bancada do programa usando tranças nagô. Aline Aguiar compôs a bancada do telejornal ao lado de César Tralli, no sábado passado, dia 9 de dezembro.

Internautas elogiaram o estilo de Aline e destacaram que as tranças nagô significam resistência e respeito em relação à cultura negra. Outros posts reforçaram a necessidade em se reforçar a representatividade preta na tevê.

A Universidade Zumbi dos Palmares, considerada o quilombo do século XXI, elevou o seu patamar de destaque na sociedade em 2023 ao lançar o curso de trancista.  À frente do badalado aprendizado está o renomado professor da área de beleza negra, Edson Beauty. Ele explicou que a trança nagô, também conhecida como trança raiz, é uma técnica de trançar o cabelo que tem origem na cultura africana, especificamente entre o povo ioruba, da região que hoje abrange Nigéria, Benin e Togo. Ou seja, a percepção dos espectadores sobre o estilo de Aline está correta. “Aline Aguiar abusou do estilo e das curvas nesta técnica fantástica e muito bem elaborada que demonstra força, liberdade e decisão”, afirmou Beauty.

Nayara Tauana de Lima Silva tem 34 anos de idade, trabalha como assistente social e foi aluna do curso de trancista da Zumbi. Ela se sentiu muito bem representada por Aline Aguiar. “Acredito que a estética negra apesar de muito consumida, ainda é marginalizada e estigmatizada. Por isso é importante Aline se apresentar dessa maneira na tevê”, disse ela.

O  curso de trancista da Zumbi, liderado pelo professor Edson, foi aplicado pelos professores Robson e Day Oliveira e em 2024 abrirá novas turmas, fique de olho para não perder, pois as vagas acabam rapidinho!

A jornalista Aline Aguiar tem 37 anos de idade, natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e é apresentadora titular do MGTV, jornal regional. Ela, ao exaltar sua negritude em rede nacional recebe elogios pela ação.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato