Search

Universidade Zumbi dos Palmares completa 20 anos sendo referência

Instituição é referência quanto a inserção de pessoas negras no ensino superior

Fundada em uma data emblemática, o dia 20 de novembro de 2003, coincidindo com o Dia da Consciência Negra, a Universidade Zumbi dos Palmares surgiu como um farol de progresso e de inclusão social. A instituição abriu suas portas para a educação superior, com o início das atividades em fevereiro de 2004, estabelecendo-se como pioneira na América Latina no que diz respeito à integração de afrodescendentes no ensino superior. Este ato não apenas honrou um propósito elevado, mas também atendeu a uma demanda essencial para o progresso da sociedade brasileira.

Em 2024 a Universidade Zumbi dos Palmares completa 20 anos de existência e sua história tem sido uma força motriz na promoção de jovens negros para posições de destaque no cenário profissional. Isso foi possível graças a um robusto programa de estágios em parceria com gigantes de diversos setores da economia. Entre essas empresas estão: Bradesco, Citibank, Itaú Unibanco, HSBC, Santander, Sanofi, Mercedes Benz, Ford e Nestlé.

Essas alianças têm sido cruciais para o enriquecimento da experiência prática dos estudantes. Dominick Vicente Rocha, estudante do 5º semestre do curso de Direito da Zumbi, inclusive, integra o projeto Um Milhão de Diálogos, da farmacêutica Sanofi, e esteve em Belfast, na Irlanda do Norte, representando a Zumbi no mês de outubro deste ano. “Tivemos reuniões com influenciadores, políticos, ativistas, principais expoentes da economia internacional e jovens líderes de todo o mundo para desenvolver soluções para os problemas mais prementes do mundo”, contou Dominick em matéria exclusiva no site da Zumbi.

Não é de hoje que o prestígio da Universidade Zumbi dos Palmares ultrapassa fronteiras, fato que ficou evidenciado quando o Consulado dos Estados Unidos a selecionou para ser o local de um evento com a então secretária de Estado, Hillary Clinton, durante sua passagem pelo Brasil em março de 2010, marcando um momento significativo na história da instituição.

Graça Machel recebe homenagem de alunos da Zumbi

Outras figuras internacionais também fizeram questão de passar pela Zumbi. Graça Machel, ex-primeira-dama da África do Sul, que foi esposa do líder antiapartheid, Nelson Mandela (1918-2013) esteve por aqui em algumas ocasiões. Em 2022 quando foi homenageada com o Troféu Raça Negra, o mais significativo prêmio a pessoas pretas concedido anualmente pela universidade e a outra visita foi “ontem”, em 13 de novembro deste ano de 2023.

Presidente Lula palestra para alunos e convidados na Zumbi dos Palmares

Graça e José Vicente estiveram em reunião especial com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Naquele dia foi anunciado que a administração estadual irá fornecer espaço para criação de um novo Campus da Zumbi próximo a incipiente sede do governo, que atualmente está localizada no Palácio dos Bandeirantes, na zona Sul da capital paulistana.

Vale citar ainda que uma das maiores honras para a Universidade Zumbi dos Palmares foi ter recebido Lula, presidente do Brasil, e comitiva com setenta pessoas, em 2008, quando de seu segundo mandato. Lula já havia acompanhado de perto o evento de formatura da primeira turma do curso de Administração do qual foi o Patrono.

 

Intervenções da Zumbi na sociedade

A Universidade Zumbi dos Palmares é antes de tudo antirracista. Por esse motivo ela indigna-se com fatos discriminatórios antigos e recentes. Quando das trágicas mortes do estadunidense George Floyd, em 25 de maio de 2020 e, nesse mesmo ano, em 19 de novembro, do brasileiro João Alberto Freitas, o Beto Freitas, no Rio Grande do Sul, a instituição lançou o Movimento AR, o qual elucida a opinião pública sobre a questão do racismo em âmbito nacional e internacional.

No aspecto dos acontecimentos que há anos distorcem a história e proporcionam verniz de verdade a épocas que deveriam representar, no mínimo, vergonha, a Zumbi decidiu mexer com um dos maiores ícones da cultura nacional: Machado de Assis (1839-1908). Mas, o que houve com a figura do brilhante escritor? Depois que Machado morreu sua imagem passou ano após ano a ser apresentada de forma não exata. Suas características negras foram aos poucos sendo reduzidas. Fala-se que a intenção era apresentá-lo ao mundo como homem branco. A Zumbi liderou campanha bem-sucedida que torna obrigatória a apresentação de Machado com seus traços físicos reais. Ou seja, como homem negro.

Outro caso encampado com êxito pela Zumbi ocorreu em endereço vizinho ao da instituição, no Bom Retiro. Nesse ponto da cidade de São Paulo há uma rua que homenageia Domingos Jorge Velho (1641-1705), o bandeirante que liderou a campanha de destruição do quilombo dos Palmares e o assassinato de seu líder, Zumbi. Os alunos da universidade se reuniram e, tanto fizeram, que os legisladores paulistas autorizaram a mudança do nome da via. Ela passará a se chamar: Zumbi dos Palmares.

 

Nascimento

Em suas declarações públicas, José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, conta que desde o início de sua carreira acadêmica se preocupou com a condição precária, histórica, com que a população negra vivia. Já nesse tempo, ele e seus companheiros de estudo discutiam frequentemente formas de como mudar tal estrutura. José Vicente mirou os Estados Unidos. “Com população negra menor que a brasileira, eles têm universidades voltadas a questão racial desde o século XIX”, conta ele.

Com esse viés surgiu a Zumbi. Essa é a universidade em que as pessoas negras se reconhecem, falam a mesma ‘língua’, compreendem perfeitamente as dificuldades de seus pares e mais: sentem-se parte de algo maior que muda a realidade da negritude brasileira.

A Zumbi oferta os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Administração, Direito (com recomendação da OAB), Pedagogia, Publicidade e Propaganda. Além dos cursos tecnólogos em Gestão de Recursos humanos, Segurança da Informação, Transportes Terrestres e Gestão de Segurança Privada.

A universidade se empenha em moldar líderes empresariais e executivos preparados para ascender a posições de liderança nas organizações. A Zumbi dos Palmares se compromete a fornecer uma educação que equilibra teoria e prática, fomentando a liderança e a inovação entre seus alunos.

A trajetória da universidade é uma inspiração e um testemunho do seu compromisso com a promoção da diversidade e igualdade de chances. Sua história de sucesso e sua dedicação à capacitação de profissionais conscientes de seu papel, transformadores na sociedade são fontes de admiração e respeito. A instituição segue sendo um agente de mudança essencial para a criação de um futuro mais equitativo e inclusivo.

É bom ficar de olho, pois em seus 20 anos de história o reitor José Vicente está preparando uma série de comemorações que vão abrilhantar ainda mais a trajetória desse que é considerado um ‘quilombo urbano’.

 

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato