Uma das características dos Estados Unidos é a de constituir instituições de ensino superior voltadas para a sua população negra, desde o século XIX. No Brasil e na América Latina, essa preocupação surgiu a partir da Universidade Zumbi dos Palmares, há quase vinte anos. Por isso, é necessário enaltecer a visita especial à Zumbi de Michael Sorrell, presidente da Paul Quinn College, organização educacional norte-americana histórica de atenção à população preta de seu país.
O professor Sorrell esteve na Zumbi na terça-feira, 19 de dezembro, e demonstrou imensa simpatia. Ele afirmou categoricamente estar feliz em conhecer a Universidade Zumbi dos Palmares, os seus funcionários e, sobretudo, José Vicente, reitor da Zumbi. Ele ainda fez questão de conversar com os integrantes da equipe da Zumbi para saber como a história desses colaboradores está ligada à universidade.
A parceria educacional entre a Zumbi dos Palmares e Paul Quinn College começa de forma fraterna entre os seus líderes e, promete, dar bons frutos.