Search
Opinião
José Vicente
Os artigos editoriais são de responsabilidade de cada editor e não refletem necessariamente o posicionamento editorial da Afrobrasnews.

Valeu governador Tarcísio, os negros paulistas merecem um feriado

Dia 20 de novembro agora é feriado estadual em São Paulo

Por José Vicente*

No País em que a vergonha da escravidão se arrastou por quase quatrocentos anos tendo dilapidado a vida de milhões de homens e mulheres negros, e que, depois, manteve todos eles acorrentados pelo racismo e a discriminação contra toda sua descendência é mais do que imperativo todos os esforços no sentido da reflexão sobre as feridas morais que marcaram os que nos antecederam e que desafiam a nossa geração, sejam realizadas com severidade, profundidade e com movimentos simbólicos de grande repercussão.

A luta dos brasileiros pela liberdade, igualdade e respeito a dignidade da pessoa humana começou com a rebeldia do primeiro negro escravizado que pisou no solo do Brasil. Foi com eles e nos quilombos que negros, brancos, índios, homens, mulheres e jovens construíram um País alternativo aquele do absolutismo, da opressão, da escravidão e da violência. Os quase seis mil quilombos ainda existentes são a prova dessa vanguarda, e a denúncia e luta diuturna contra o racismo e o extermínio da juventude negra, a expressão da emergência e permanência desse estado de compromisso imemorial.

Foi o sentido dessa luta que manteve o negro vivo e liberto até os dias atuais. É o espírito dessa coragem e dessa sede de justiça e igualdade que herdados dos seus ancestrais. Esses sentimentos fortalecem, expandem essa luta na defesa inconcessível dos propósitos civilizatórios da humanidade. Foi essa luta e esse sentido que resgatou Zumbi dos Palmares da marginalidade histórica e apagamento social para transformá-lo no herói nacional de todos os brasileiros. Foi o ímpeto e a potência dessa chama que reivindicou e definiu o dia de sua morte como o dia da Consciência Negra e tornou feriado essa data em mais de duas mil capitais e quatros estados. É essa a luta a mais inovadora e a mais transformativa ação política que tem reconfigurado a fisionomia do Brasil promovendo avanços e conquistas sociais, políticas e civilizatórias de relevada grandeza.

Com 40% de negros (cerca de 44 milhões de pessoas), o estado de São Paulo é o maior ajuntamento desse grupo étnico na América do Sul e, o Brasil, a maior Nação negra fora da África. Foi a força, o trabalho e a energia dos negros nos cafezais; a grandeza ética de Luís Gama; o pensamento de Machado de Assis e Mário de Andrade; a honradez de Teodoro Sampaio, dos Irmãos Rebouças e a participação da Legião Negra de mais de dois mil soldados negros na Revolução Constitucionalista de 1932 que, a final constituiu, a estrutura da possante locomotiva do País.

 

*Professor, advogado e militante do movimento negro, ele é o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, instituição pioneira de ensino no Brasil que ajudou a fundar em 2004. 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Mercedes Baptista, 1ª bailarina negra do Theatro Municipal do Rio é celebrada no teatro

"Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista" é protagonizado por Ivanna Cruz

Rio de Janeiro vai sediar Black Travel Summit em 2025

O objetivo é debater sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

O Racismo não Pode Ser Tolerado

Precisamos fortalecer as leis antirracistas, promover a educação inclusiva e garantir a representatividade negra em todas as esferas da sociedade.

Festa da premiação do Troféu Raça Negra 2024, no Dia da Consciência Negra, no Espaço Unimed em São Paulo

Começa hoje, dia (15/11), a 7ª Virada da Consciência Confira a programação e participe!

Zumbi dos Palmares e os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares são os homenageados neste ano do evento

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato