Search

Zezé, a diva da interpretação

No teatro, cinema, cantando, dançando, à frente de causas sociais e raciais e como garota propaganda, uma artista completa

Por Fernando Lavieri

 

Zezé Motta, talentosa e multifacetada atriz brasileira, destaca-se como uma das mais influentes intérpretes do país. Sua trajetória artística é intrinsecamente ligada à promoção da história negra do Brasil no cinema e no teatro. Com uma carreira que abrange décadas, Zezé consolidou sua presença marcante ao dar vida a personagens que transcendem estereótipos, contribuindo para a representação positiva da população negra.

Ao protagonizar papéis emblemáticos, como Xica da Silva, Zezé Motta não apenas demonstra seu excepcional talento, mas também resgata e valoriza a herança cultural afro-brasileira. Sua versatilidade artística reflete a complexidade das experiências negras, desafiando preconceitos e destacando a riqueza da diversidade étnica.

Para além dos palcos, Zezé Motta engaja-se ativamente em causas sociais, promovendo a igualdade racial e o reconhecimento da contribuição afrodescendente para a identidade nacional. Seu legado transcende o entretenimento, inspirando novas gerações a celebrar a própria herança e a perseguir seus sonhos, consolidando Zezé Motta como não apenas uma atriz excepcional, mas uma figura emblemática na construção de uma narrativa inclusiva e respeitosa da história negra do Brasil.

 

Mulheres que Inspiram na Zumbi dos Palmares

Com um currículo desses não foi surpresa a escolha de Zezé Motta como a grande homenageada do Troféu Raça Negra, em 2017, realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares.

A premiação instituída há mais de 20 anos e que faz parte do calendário da cidade de São Paulo exaltou, na maior casa de shows da América Latina, a Sala São Paulo, a mulher negra, nascida em Campos, no Rio de Janeiro, que enfrentou desafios para iniciar uma trajetória de sucesso iniciada em 1968 na telenovela Beto Rockfeller, da TV Tupi.

A cerimônia que contou com seleto time de autoridades e celebridades, teve muita música e fala emocionada de Zezé. “Um prêmio como esse é muito importante, é um incentivo do tamanho do mundo para que a gente não desista nunca, NUNCA, de lutar pela nossa dignidade”, disse a artista.

Assista aqui vídeo do GloboPlay com imagens da premiação: https://globoplay.globo.com/v/6302773/

Como homenageada, Zezé foi capa da revista Afirmativa Plural, também uma realização da Universidade Zumbi dos Palmares.

 

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Zumbi e agência Africa iniciam parceria

Escola Africa promoverá 12 encontros presenciais com mentoria para alunos do curso de Publicidade e Propaganda

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Escritora participa do Festival Literário Internacional de Paracatu

Evento celebra chegada da coleção completa dos Cadernos Negros à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

No dia 11 de setembro, às 18h30, será realizado no Auditório István Jancsó, do Espaço Brasiliana, o evento “Cadernos Negros na BBM”

Festival Sons da Rua 2024 anuncia novas atrações: Tasha e Tracie + Kyan e Gregory, em show exclusivo, e Major RD (feat LEALL)

Um dos grandes festivais de hip hop acontece no dia 26 de outubro, na cidade de São Paulo. 

Ipea: apenas 52% das mulheres negras estão no mercado de trabalho

As mulheres são a maioria da população brasileira, e as negras são 28%

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil

Para Ashwini K.P., medidas para combater problema são insuficientes

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato