Search

Zumbi realiza ato em defesa das cotas raciais

Ato acontece no Dia Internacional contra a Discriminação Racial

 

 

O dia 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, foi a data escolhida pelo reitor José Vicente para realizar um Ato de Desagravo em apoio à USP pela questão de heteroidentificação e relançar a campanha “Cotas Sim!”. O dia marca ainda o início às comemorações dos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares.

O ato terá início às 11 horas e reforça como a Zumbi dos Palmares tem se manifestado, por meio de Vicente, quento a polêmica de heteroidentificação e o chamado tribunal racial.

Já a iniciativa Cotas Sim foi lançada pela instituição de ensino em março de 2021 visando a manutenção das Cotas para ensino e para o serviço público. A primeira meta foi atingida e a Lei de Cotas na Educação se mantem vigente. Uma grande vitória que precisa ser aperfeiçoada.
Porém, a Lei 12.990/2014, que assegura a cota de 20% para negros, nos concursos públicos da Administração Federal, vence em junho deste ano e pode ser extinta. A luta neste momento crucial é mais do que pela ampliação, mas, fazer com que esta Lei seja realmente efetiva. Hoje, apenas cerca de 5% dos cargos nos serviços públicos são preenchidos por negros.

Frente a isso a Zumbi lançará um abaixo-assinado em apoio à ampliação desta lei.

Venha participar de mais essa ação da Zumbi em prol da luta antirracista, dia 21 de março, quinta-feira, a partir das 10h, no Hall Azul, no campus da universidade Zumbi dos Palmares, localizado na Av Santos Dumont, 843 – Ponte Pequena.

Compartilhe!

Conteúdo relacionado

Projeto prevê concursos específicos para educação indígena, rural e quilombola

A proposta da senadora Teresa Leitão (PT-PE) inclui a necessidade de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas a essas realidades.

8 de Janeiro: Um Chamado à Reflexão e ao Fortalecimento da Democracia

8 de janeiro, celebramos mais do que uma simples data no calendário, e sim um marco para a democracia brasileira, um momento de reafirmação dos valores que sustentam nossa convivência como sociedade livre e plural

Curso ensina letramCurso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Brasil tem o número um do futebol após 17 anos

Vini Jr.: O melhor do mundo e a luta contra o racismo que todos devemos travar

A vitória de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no FIFA The Best 2024 é um momento histórico que transcende o futebol.

Educação como ferramenta de transformação social: A presença da Zumbi dos Palmares na Expo Favela

Em um país onde a desigualdade educacional ainda é gritante

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais

Navegação

Contato